Um móvel também é objeto de arte. Ele foi construído a partir de técnicas específicas, com estilos marcados num determinado tempo e lugar. No "Ô, lá dentro de casa" de hoje, vou falar um pouco do estilo "Luis XV".
Depois da coroação de Luís XV e sua mudança a pequenas peças chamadas de "apartamentos" no palácio de Versalhes, se fez necessário a produção de peças de mobiliários menores, mais delicados e funcionais que proporcionasse conforto sem abrir mão da elegância e pomposidade da mobília de um rei. Surge então os móveis "Luís XV". Foi um estilo francês impactante, que vira e volta ela ressurge na decoração de interiores. Os elementos decorativos comuns a esse ele tem como motivos à natureza: flores, ramos, folhagens leves e assimétricos, animais. As cores sobressaem o vermelho vivo, amarelo, azul, o dourado.
As cadeiras são caracterizadas com um espaldar mais baixo, o encurvamento das pernas, chamada forma "cabriolet". Nos encostos e nos assentos era comum as guirlandas de flores, pássaros e animais.
Hoje, várias releituras desse estilo são produzidos em diferentes materiais, ou com novos motivos. Tem para todo tipo e gosto!!
Nos ambientes, é seu gosto que vai decidir onde colocar e com o que colocar...Se achar melhor contrate um decorador ele vai saber aliar seu gosto com as várias opções do mercado!